Você já sofreu algum preconceito? Eu já, muita vezes!

por Catarina de Angola* 

Meu nome é Catarina de Angola, tenho 22 anos, e sou moradora da comunidade de Roda de Fogo, na Zona Oeste do Recife, desde que nasci. Meus pais junto com tantas outras famílias ajudaram a construir esta comunidade cheia de histórias para contar de muita luta e força. Sou também jornalista e trabalho em uma organização não governamental aqui de Recife. Por conta do meu trabalho pego bastante táxi e cada vez que isso acontece eu fico muito, muito triste.

O meu trabalho tem um convênio com uma cooperativa de táxis, aqui de Recife, a COOPETÁXI. E todas as vezes que eu pego um táxi eu tenho que escutar uma gracinha de um taxista por comunicá-lo que o destino final será Roda de Fogo.  – RODA DE FOGO? Pergunta o taxista. – Sim, Roda de Fogo, respondo de volta. Aí começam as frases que mostram o preconceito daquelas pessoas com o lugar que eu moro, o preconceito comigo que sou passageira e que queria apenas chegar em casa. Depois tanta gente por aí enche a boca pra dizer que neste país não existe preconceito.

Poxa, vida! Sou um ser humano. Eu que estou ao seu lado, precisando de seus serviços, sou um ser humano e quero apenas chegar em casa depois de trabalhar durante o dia todo! Chega a ser humilhante. Falo por mim e por todas as pessoas que moram em algum lugar pobre desta cidade. Queria dizer a todas as pessoas cheias de preconceito que ser pobre não significa ser uma pessoa má não. Tem gente que vai dizer que eles estão prezando pela sua segurança, e pra essas pessoas eu gostaria de dizer que eu estou zelando pelos meus e que é inadmissível para qualquer pessoa deste mundo passar por uma situação dessas. Ainda mais muitas vezes na vida. 

Eu quero que meus direitos tenham valor, que meus direitos sejam respeitados. E que as pessoas parem apenas de achar que as desigualdades dessa vida são única e exclusivamente vontade de quem é pobre. Ninguém é pobre porque quer. Vamos olhar para a história desse país, totalmente desigual e questionar. Vamos questionar a ausência do estado nas comunidades do Recife, o acesso a uma boa Educação, Saúde, Lazer, Cultura. Vamos parar de achar que a violência é uma escolha das pessoas.

Escrevo esse texto, porque hoje, dia 19 de março de 2010, pra mim foi o dia que não consegui ficar mais calada diante de um absurdo desses. Foi o dia que escolhi pra compartilhar com todo mundo esse absurdo.  E espero que isso sirva pelo menos pra fazer algumas pessoas pensarem sobre essas coisas. Você já sofreu algum preconceito? Eu já, muita vezes! Por ser mulher, por ser negra e por ser pobre também!

*Catarina de Angola é moradora da comunidade de Roda de Fogo, jornalista e integrante da Agência de Notícias da Roda de Fogo.

Esse post foi publicado em 1 e marcado , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Você já sofreu algum preconceito? Eu já, muita vezes!

  1. melsilene disse:

    Catarina, sinceramente amei seu texto, é realmente impressionante o desrespeito humano. Eu moro em Torrões, e sempre que posso vou a Roda de Fogo, inclusive já realizei compras nos comércios do bairro. Gostaria muito de falar com vc, estou escrevendo sobre o Bairro e tenho certeza que vc tem informações valiosas para transmitir. Muito obrigada!!!

    • tifanny disse:

      nossa, parabens eu amei uma historia que comovel a mim e a minha familia, espero que eu nunca passe por isso realmente é comovente apesar de que tive muito preconceito quando era pequena mais denunciei e deu tudo certo.

  2. “Desde 21 anos de fundação Roda de Fogo, na zona Oeste do Recife, sempre foi discriminadas, por pessoas preconceitusas. É importante esclarecer que essa comunidade tão falada empregam trabalhadores de outros bairros vizinhos”. Um abraço: Manoel Limoeiro de Roda de Fogo.

  3. Tem pessoas que se diz ter história na comunidade. Essa pessoa é incompetente e suja para administrar uma Associação de Moradores feito a nossa. Um abraço Manoel Limoeiro de Roda de Fogo.

  4. Marcilio Ferreira dos Santos disse:

    É a pura verdade! O trabalho desta página é importantíssima. Também moro aqui, estudo na UFPE e lá, às vezes, me sinto como um estranho no ninho.

  5. maria cavalcanti disse:

    é,, realmente roda de fogo já foi muito discriminado, como quem mora tambem, hoje não esta sendo mais ,hoje serve de referencia para o mundo pois é uma comunidade que cresce cada dia mais ;principalmente no comercio; eu até acho muito enteresante que as pessoas que falavam tanto da nossa comunidade hoje tem grandes comercios aqui , outras sai dos seus bairros para vir fazer compras seja ela de calçados ou vestís ou alimentos ou mesmo a procura de moradias ,seja ela para alugar ou comprar, hoje é uma comunidade muito populosa, precisa ainda de muitas coisas é so os governantes quererem investir. sou moradora desta comunidade desde o inicio, conheci os que lutaram e os que já partiram e outros que mudaram da nossa comunidade mais cada um tem uma lembrança boa ou mesmo ruim, mais tem algo para lembrar e que hoje já falam para os seus filhos ou netos ou bisnetos. um abraço

Deixe uma resposta

