Mostra de vídeos sobre questões indígenas na UFPE

do CCLF (http://www.concepto.com.br/cclf/admin/modules/noticia/?id=391)

Fonte: CCLF

 

Publicado 14.04.2008

Com o objetivo de discutir estereótipos ligados aos povos indígenas, o direito à terra e à comunicação, alunas do curso de Ciências Sociais promovem uma mostra de vídeo sobre os povos indígenas. As sessões-debates acontecem a partir de terça-feira (15) a sexta-feira (18), às 18h, na sala de vídeo (23), do 2° andar do CFCH, na UFPE. O acesso é livre e gratuito.

Confira a programação:

Dia: 15/04

Xicão Xukuru: A luta e o assassinato brutal do líder do povo Xukuru, o cacique Francisco Assis, o Xicão.

O Outro Mundo de Xicão Xukuru: Videclipe de Fred zero quatro sobre o assassinato do cacique Xicão. Após a exibição dos vídeos haverá uma discussão com Rosário de Pompéia, jornalista do Centro de Cultura Luiz Freire sobre o direito à comunicação e os povos indígenas.

Dia: 16/04

Águas de Satã: produzido pelo grupo Telefone Colorido durante a ocupação do canteiro das obras da transposição do São Francisco em Cabrobó, sertão de Pernambuco. A ocupação do canteiro de obras foi feita pelos índios Trukás, por trabalhadores rurais sem-terra e comunidades quilombolas. Após a exibição do vídeo haverá uma discussão com a antropóloga Eliana Barros, que pesquisa a relação do Povo Truká e a Transposição do Rio São Francisco.

Dia: 17/04

Do São Francisco ao Rio Pinheiros: O documentário faz um paralelo entre os Pankararu que vivem em seu território tradicional, próximo ao Rio São Francisco, em Pernambuco, e os Pankararu que moram em São Paulo, às margens do Rio Pinheiros.

Dia: 18/04

Terra Toré: Documentário e o encontro “Terra Toré” que reuniu povos de Pernambuco, Bahia, Alagoas, Paraíba e Ceará. Esses povos puderam refletir sobre a importância do território para sua sobrevivência física, cultural e espiritual, e tratar sobre as questões ligadas à espiritualidade na relação com a terra.

Mais informações:  Lara (81) 9401.7041

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s