Prefeitura oferece cursos profissionalizantes gratuitos

da Prefeitura do Recife – 03.07.2008

A Prefeitura do Recife realiza, nesta quinta (05/07) e sexta-feira (06/7), nas 18 unidades de ensino profissionalizantes do município, o processo de inscrição para 47 cursos básicos de formação profissional em 11 áreas de ensino, totalizando dez mil vagas. Aberta à população, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas próprias escolas, entre 8 da manhã e meio-dia e das 14h às 21h. Pode se inscrever qualquer pessoa, a partir dos 14 anos (dependendo do curso), desde que resida nos limites físicos da cidade e nas comunidades próximas às unidades de ensino. Os interessados devem apresentar comprovante de residência, carteira de identidade e declaração de escolaridade, pois, dependendo do curso, o candidato terá que ter um mínimo de escolaridade formal. Estão sendo oferecidos cursos com cargas horárias de 250 h/a (3 meses) e 450 h/a – 6 meses de duração. 

Como acontece em todos os semestres, devido a grande demanda, a prefeitura vai promover um sorteio com todos os inscritos no próximo dia 10 de julho. O resultado será divulgado nas próprias escolas onde foi feita a inscrição no dia 11. Já a efetivação das matrículas dos sorteados está prevista para os dias 12 e 13 de julho. As aulas, para todos os cursos, vão começar no dia 24 de julho.

 

Cursos oferecidosOs cursos oferecidos pelas escolas municipais vão abranger as áreas de alimentação, corte e costura, serigrafia, marcenaria, idiomas, estética facial e corporal, artes, acompanhamento de idosos, artesanato e atendente administrativo e restaurante. Esta última, com o curso “garçon e garçonete”, será oferecida pela 1ª vez, nas escolas Anexa Sindicato dos Tecelões, na Boa Vista, e Zuleide Gomes, em Beberibe. As duas turmas de 20 vagas serão oferecidas apenas para os alunos que concluíram, em semestres anteriores, algum curso na área de alimentação – doces e salgados e pastelaria. Outra novidade em relação ao semestre anterior é a criação do curso de grafitagem, cujas 20 vagas serão oferecidas, também para formandos anteriores na área de artes – bijuteria, estamparia, tapeçaria, entre outros.

 

Nos demais cursos, a prioridade de inscrição continua sendo a do 1º semestre, encerrado no dia 30 de junho, ou seja, estudantes das escolas públicas municipais e pessoas atendidas por programas na área social, como Bolsa-Escola, Brasil Alfabetizado, Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), entre outros.

Critérios para inscrição:Idade mínima para inscrição – 14 anos, nas áreas de Alimentação, Artesanato e Arte; 16 anos, nas áreas de Higiene e Beleza (Cabeleireiro, Manicure, Maquiagem e Penteado), Escritório, Indústria (Exceto Caldeiraria), Turismo, Vestuário, Idiomas e Educação e Saúde (Recepcionista na área de saúde); 18 anos, nas áreas de Educação e Saúde (Cuidador de Idoso), Higiene e Beleza (Estética Facial e Estética Corporal), Indústria (Caldeiraria) e Alimentação (Garçom e Garçonete). 

 

Documentos a serem apresentados no ato da inscrição:

Comprovante de residência; Declaração de escolaridade (dependendo do curso que vai se inscrever); Identidade; Encaminhamento dos Programas da Rede Municipal de Ensino.

Documentos a serem anexados no ato da matrícula:Xerox do Comprovante de Residência; Xerox da identidade; Uma Foto 3 x 4; Declaração de escolaridade.

Calendário de inscrição e matrícula do 2º semestre:

Inscrição – 05 e 06.07
Sorteio – 10.07
Divulgação do resultado – 11.07
Efetivação de matrícula – 12 e 13.07
Início das aulas – 24.07.07

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

9 respostas para Prefeitura oferece cursos profissionalizantes gratuitos

  1. kassia poliana santos disse:

    qual e´o site pra se escrever?

  2. renato moreno da silva disse:

    como faço para mim escrever

  3. thais disse:

    gostaria de mais informaçães

  4. rosane serrano disse:

    gostaria de faser um curso de decoraçao. artesanatos ,como me escrever ?

  5. janaina figueiredo disse:

    voces nao informaram aonde as escolas ficam ou espercificaram, so falam q as iscriçao podem ser feitas nas proprias escolas. .mais quem ja terminou ?aonde devemos ir.ate pq nao e so os adolesentes q precisam desses cursos.pois esses novos projetos so começaram a ums10anos .

  6. Andre Luis Barbosa de Oliveira disse:

    terminei os estudos a quatro anos, tenho quarenta anos de idade, e preciso ter uma profissão. onde me encacho neses cursos oferecidos gratuitamente? Pois não estou enquadrado nos programas na área social do governo(Bolsa-Escola,etc).

  7. julio cesar porto disse:

    meu nome é julio tenho quatorze anos estou na setima serie e gostaria muito de fazer um curso gratuito de mecanica meus pais sao catadores de ferro velho e nao tem condiçoes de pagar o curso pra mim poderiam me ajudar moro na regiao de sao mateus sao paulo entendo um pouco de mecanica de carros ja trabalhei como aprendiz em uma peço a vcs que me ajudem o telefone do meu pai é 95977203 obrigado

  8. maria do carmo miranda de oliveira disse:

    Tenho 53 anos e muita disposição para trabalhar não me encaixo em nemhum desses programa do governo tenho segundo grau curso de informática trabalhei como operadora de caixa onze anos , fiz uma reciclagem esse ano. e fico muito triste porque nimguém me dá uma oportunidade por causa da minha idade ,no entanto estou nova para me aposentar o que eu faço? morro? até os cursos são até vinte e nove anos que absurdo!

  9. MARCIA ELAINE DO NASCIMENTO disse:

    desejo ter uma boa qualificação no mercado de trabalho!

Deixe um comentário