Unicap recebe exposição de telas pintadas por crianças em situação de rua

do Grupo Ruas e Praças – 11.08.2008

O Grupo Ruas e Praças (GRP) apresenta a II Exposição de Telas intitulada “A Casa”. A partir de 19 de agosto, das 18h às 22h, o Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), recebe a exposição de telas que vai até o dia 29 deste mês. Os quadros foram pintados pelas crianças e adolescentes, que vivem em situação de rua, atendidos pela instituição.

Desde o começo de junho meninos e meninas que ficam nas Praças Sérgio Loreto, 11 de Julho, Chora Menino, Largo da Encruzilhada e no Derby, pelas mediações do Hospital da Restauração, iniciaram o processo de pintura das telas para a exposição. Além das praças e ruas da Região Metropolitana do Recife, as crianças e os adolescentes também produziram as pinturas na sede do Grupo, onde há reuniões de caráter político com eles nas sextas-feiras.

A idéia de fazer a vernissage foi do educador Sandro Félix, após perceber nas atividades do programa Educação de Rua que quando os meninos e as meninas pintavam, o primeiro desenho que eles e elas faziam era uma casa. Para o educador e também artista plástico a casa é uma figura mais fácil de pintar, pois se utiliza de figuras geométricas. “Todo o trabalho desenvolvido na rua é um meio para tratar as questões políticas, não é a pintura só pela pintura e sim um processo educativo”, afirma ele.

O programa Educação de Rua é uma das ações do Grupo Ruas e Praças onde crianças e adolescentes que estão situação de rua e vulnerabilidade de direitos, participam de atividades artísticas e culturais levadas pelos educadores. E foi neste espaço que os meninos e meninas junto com o educador decidiram fazer a exposição. Segundo Félix, neste momento eles trocam a cola pelo quadro. “É um espaço para falar dos direitos que são negados, junto com o prazer que eles têm de pintar, o que aumenta a auto estima, pois mesmo não sabendo escrever eles se sentem valorizados.”

No dia 19, a partir das 18h, haverá o lançamento da exposição, onde acontecerá uma apresentação de fotos de todo o processo artístico ao som do grupo musical MPB Unicap. Esta é a segunda mostra do Centro Cultural neste semestre, em seguida a exposição das telas segue para a Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) nos dias 24 e 25 de setembro.

A Exposição “A Casa” estará em exibição no Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança, da Unicap, de 19 a 29 de agosto, de segunda a sexta – Feira, das 16h às 22h, na rua do Príncipe, s/n.

Grupo Ruas e Praças
Ruas Capitão Lima, nº20
Telefone: (81) 3221-6476

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s