Cine Coque Vive leva histórias do Coque e Roda de Fogo para população

25.10.2008 – por Catarina de Angola, da Equipe Agência Roda

 dsc00782                                                                                                                 
Na sexta-feira, dia 24 de outubro, a comunidade de Coque, no centro do Recife, se reuniu para assistir mais uma sessão de exibição de vídeos aberta ao público, na rua, o Cine Coque Vive. Homens, mulheres, curiosos que passavam pelas ruas, e muitas crianças, meninos e meninas de todas as idades, puderam conferir os vídeos A Linha a Maré e a Terra: Memórias do Coque e Roda de Fogo Cidade Encantada.

A atividade contou ainda com a participação de jovens da Escola Pernambucana de Circo que divertiu as crianças com várias brincadeiras circenses. Além disso um grupo de dança de rua, da cidade Paulista, Região Metropolitana do recife, também foi atração da noite. Os dançrinos montaram uma roda de break na praça da Academia da Cidade do Coque, atraindo a atenção dos curiosos/as.

A Linha a Maré e a Terra: Memórias do Coque é um vídeo resultado da pesquisa Coque Vive: uma investigação sobre o repertório sociocultural de uma comunidade da periferia do Recife, realizada no âmbito do Coletivo Latino Americano de Jovens Promotores de Juventude, um projeto da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO). Os autores da pesquisa são integrantes do projeto de extensão em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Coque Vive. O vídeo recupera a história da comunidade través de entrevista com moradores antigos.

Roda de Fogo: Cidade Encantada é um vídeo de conclusão do curso de jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), das então estudantes Bruna Borges, Catarina de Angola e Nara Pinilla. O vídeo conta a história de luta e organização política da comunidade que já existe há 21 anos e até os dias atuais luta pela efetivação do direito à moradia digna. Pois até hoje moradores e moradores buscam a escritura definitiva da terra.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s