Exibição de vídeos na rua anima a comunidade de Roda de Fogo, no próximo sábado

30.10.2008 – por Catarina de Angola, da Equipe Agência Roda

 

No próximo sábado, dia 01 de novembro, moradores e moradoras da Roda de Fogo, Zona Oeste do Recife, receberão a I Exibição de Rua da Roda de Fogo. A partir das 18h, a quadra esportiva da comunidade será palco da exibição dos vídeos Roda de Fogo: Cidade Encantada e A Linha, a Maré e a Terra: Memórias do Coque.

A idéia da exibição de vídeo na comunidade surgiu a partir da construção do vídeo experimental Roda de Fogo: Cidade Encantada, produção de conclusão do curso de jornalismo das então estudantes Bruna Borges, Catarina de Angola e Nara Pinilla. O vídeo conta a história de luta e resistência dos moradores e moradoras da Roda de Fogo, localizada na Zona Oeste do Recife, na busca pelo direito à moradia. Com a finalização do documentário de 23 minutos, decidiram levar o resultado para que a comunidade pudesse conhecer mais da sua própria história. 

A Linha, a Maré e a Terra: Memórias do Coque também será exibido na Roda de Fogo e é uma produção do grupo Coque Vive e resultado da pesquisa “Coque Vive: uma investigação sobre o repertório sociocultural de uma comunidade da periferia do Recife”, que através de entrevistas com antigos moradores recuperou memórias de uma luta política e de uma relação afetiva com o bairro relatadas no vídeo.

 A I Exibição de Rua da Roda de Fogo é também uma realização da Agência de Notícias da Roda de Fogo (www.agenciaroda.wordpress.com), em parceria com o Movimento Cultural Boca do Lixo, e acontecerá na quadra esportiva da comunidade, localizada na Rua Professor Arthur Coutinho, por trás do terminal de ônibus da Roda de Fogo, a partir das 18h. A atividade contará também com recital de poesias do poeta Alexandre (Areia) autor do cordel Roda de Fogo – Cidade Encantada que inspirou o nome do vídeo, além de apresentações culturais.

Roda de Fogo – A história da Roda de Fogo iniciou em janeiro de 1987, quando cerca de três mil famílias ocuparam uma área de 60 hectares, localizada no bairro de Torrões, que pertencia ao Governo Federal. Os moradores e moradoras que ocuparam a área resistiram a várias investidas contra a ocupação e a várias ordens de despejo. Com a luta conquistaram o direito de permanecer no local e até os dias de hoje buscam o documento de escritura definitiva da terra.

Agência de Notícias da Roda de Fogo – Atuando na comunidade de Roda de fogo há mais de um ano, a Agência de Notícias da Roda de Fogo é uma articulação de jovens comunicadores comunitários, moradores da Roda de Fogo, que tem como objetivo a democratização da comunicação para que o Direito Humano à Comunicação seja de fato efetivado. Através da Agência Roda tudo o que acontece na comunidade vira notícia.

Movimento Cultural Boca do Lixo – Fundado em 1993 no bairro de Peixinhos, o Movimento Cultural Boca do Lixo (MCBL) é uma associação civil, sem fins lucrativos e econômicos, apartidária e sem vínculo religioso que tem com missão “promover a cultura e a educação como determinantes na construção de uma sociedade mais justa, plural e igualitária”.

Coque Vive – Desde 2006, um grupo de estudantes de Comunicação Social da UFPE são monitores num curso de formação crítica com jovens no Coque. Esse grupo tem participado de um conjunto de ações com o objetivo de transformar as representações sociais do bairro dentro e fora da comunidade em rede com atores locais, como a associação Núcleo Educacional Irmãos Menores Francisco de Assis (NEIMFA), a Biblioteca Popular do Coque, Igreja e escolas.

 Serviço:

O que? I Exibição de Rua da Roda de Fogo
Quando? Sábado, dia 01 de novembro, a partir das 18h, entrada franca.
Onde? Quadra esportiva da comunidade, localizada na Rua Professor Arthur Coutinho, por trás do terminal de ônibus da Roda de Fogo

Outras informações:

Bruna Borges
Fone: (81) 9119-6360
E-mail: brunaborges7@gmail.com

Catarina de Angola
Fone: (81) 9661-7405
E-mail: catarinadeangola@gmail.com 

Nara Pinilla
Fone: (81) 9632-8801
E-mail: narapinilla@gmail.com

 Agência de Notícias da Roda de Fogo
www.agenciaroda.wordpress.com
E-mail
: agenciaroda@gmail.com
Fone: (81) 9661-7405

Contato Movimento Cultural Boca do Lixo
Fone: (81) 3244-3325
E-mail movimentobocalixo@yahoo.com.br
            bibliotecanascedouro@gmail.com.br

 Contato Coque Vive
www.coquevive.wordpress.com
(81) 9219-7867

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s