Moradores e moradoras da Roda de Fogo reúnem-se e montam Agenda 2009

 Da Equipe Agência Roda – 08.03.2009

 Neste domingo, dia 08 de março, aconteceu o encontro de entidades da comunidade de Roda de Fogo, na Zona Oeste do Recife. O encontro, chamado de Agenda 2009, aconteceu na Escola Pintor Lauro Villares e teve como objetivo reunir as organizações que realizam trabalhos na comunidade, para montar uma agenda coletiva para este ano. A atividade reuniu cerca de 22 pessoas, que representaram sete entidades. 

O encontro iniciou com apresentação dos participantes e um pequeno histórico sobre as lutas e história da Roda de Fogo. Depois foi lembrado o Dia Internacional da Mulher, com uma fala da moradora Guadalupe Freitas sobre a questão da violência contra mulher no estado de Pernambuco e a leitura do poema Sexo Frágil, do também morador e poeta da comunidade Alexandre Costa (Areia).

 Houve também uma pequena abordagem sobre a questão da ética e moral política e da responsabilidade do estado para com a sociedade. A partir daí, as entidades foram apresentando seus trabalhos e socializando as agendas de atividades que já estavam previstas para este ano. Ressaltou-se a importância da participação e falta de militâncias coletivas na comunidade. “As pessoas se individualizaram”, disse Fernando Lima, representante do PREZEIS.

 Muitos moradores e moradoras colocaram a importância de estar ali reunidos como uma oportunidade de conhecer os trabalhos que acontecem na comunidade e fortalecer a história da Roda de Fogo, pois há algum tempo muitas entidades se fecharam na realização dos seus trabalhos próprios no lugar dos interesses coletivos. “Pra mim o encontro foi importante, pois, estávamos perdidos no trabalho. A gente juntou as entidades para saber que rumo tomar, fazendo um trabalho coletivo”, explicou o morador José Severino, que também é delegado do orçamento participativo pela microrregião 4.1.

 Ao final do encontro, os/as participantes marcaram a data do primeiro Encontro de Moradores deste ano, que deve acontecer no dia 26 de abril. Eles também realizaram uma dinâmica e avaliaram o encontro. O morador Fernando Lima achou o encontro excelente, no entanto, deixou a proposta que no Encontro de Moradores de moradores houvesse uma pauta única, montada com a participação de várias entidades e também temas específicos a serem trabalhados. “É importante também que todo o conteúdo trabalhado hoje seja socializado com todas a comunidade, para que todos saibam dos debates que estão acontecendo”, afirmou.

Para o integrante da Agência de Notícias da Roda de Fogo, Sanmy Wilher, o encontro Agenda 2009 foi muito positivo porque além da Agência Roda começar a se entrosar com os trabalhos realizados na comunidade, pode-se conhecer outras pessoas, grupos e entidades para colocar em prática a proposta de trabalhar com a visibilidade e fortalecimento da Roda de Fogo.

AGENDA 2009 – RODA DE FOGO

 

Instituição

Atividade

Local

Data

Escola Aberta

Campeonato de Karatê

Bairro da Guabiraba

15 de março

Prezeis

Reunião da COMUL

Escola Pintor Lauro Villares, Roda de Fogo

24 de março

Agência de Notícias da Roda de Fogo

Biblioteca Itinerante – Bibliobôca

Quadra da comunidade de Roda de Fogo

28 de março

Agência de Notícias da Roda de Fogo

Seminário de mídias independentes

Fortaleza – CE

02 a 04 de abril

Comunidade de Roda de Fogo

Encontro de Moradores da Roda de Fogo

Local a definir

26 de abril

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s