Roda de Fogo – História

História da Roda de Fogo 

A história da Roda de Fogo começou em 1987 quando algumas famílias começaram a ocupar uma área de 60 hectares no bairro de Torrões, Zona Oeste do Recife. Na época a área pertencia ao Governo Federal e no local seria construído um conjunto habitacional para ser financiado a funcionários públicos federais e o clube dos previdenciários.        

Pressionados a saírem do local, os moradores e moradoras se organizaram para lutar pelo direito à moradia. Dessa forma, fizeram várias assembléias, passeatas e reuniões com o Governo Estadual da época. Depois de muitas negociações os moradores e moradoras conquistaram o direito de ficar no local e um título de posse de concessão de uso da terra por 50 anos. Atualmente, Roda de Fogo continua sua luta pela escritura definitiva da área.

Hoje a Roda de Fogo tem 21 anos de existência, resistência, lutas, conquistas e muitas histórias, além de uma população com aproximadamente 20 mil habitantes. No entanto, apesar de tanta força de vontade e luta para conquistar um espaço para morar, a história dos moradores e moradoras de Roda de Fogo poucas vezes teve espaço nas imagens de televisão, estampou as páginas dos jornais ou foi áudio dos programas de rádio no Estado. Com algumas exceções e com destaque para os casos de violência, os moradores e moradoras da comunidade poucas vezes se enxergaram nos meios de comunicação pernambucanos.

Para preencher essa lacuna, a comunidade conta atualmente com a Agência de Notícias da Roda de Fogo. Um espaço de democratização da comunicação, divulgando as atividades que acontecem na comunidade. A Agência Roda tem a proposta de valorizar a história de luta da Roda de Fogo, colocando em prática o direito humano à comunicação.

15 respostas para Roda de Fogo – História

  1. anselmo francisco teodoro disse:

    gostaria de algumas novidades e material sobre roda de fogo, pois sou professor da escola fontainha de abreu e este ano faremos uma homenagem ao bairro em nossa feira de conhencimento desde ja convidos todos representantes para prestigiar nosso trabalho…

  2. gabriella disse:

    e o q tem ai eu ja tinha pego na net

  3. maria da conceiçao rosena da silva disse:

    e incrivel a historia de roda de fogo mas ainda tem muito para melhorar,o saneamento ainda e precario muito ainda tem de fazer.

  4. LELOK'S disse:

    aew meu msn para as novinhas da roda de fogo kk’ss
    lelo.cm.grv@hotmail.com
    sou um aluno da escola fontainha de abreu.
    ass:LELO

  5. lais disse:

    eu sou lynda e # caray de novinha # tem que se sapekinha poha# e mimada caray# !! amo que amo gabriel poha xau #

  6. Eu também sou umas das soubreviventes desta cidade, n/ só encomtada Ela e maravilhosa.eu gosto muito deste cidade ok .

  7. luiz rodrigues dos santos junior disse:

    eu tambem estava aqui fis parte desta historia

  8. Hélio fidelis do nascimento disse:

    eu tambem tive meus pes cravado na lama da roda de fogo quando comerçamos á lutar por ela , mais valeu apenas, hoje sou morador desta grande metrópoli abençoada!!!!!!

  9. ednalva costa disse:

    estou com 50 anos e desde criança sempre presenciei as vitórias de roda de fogo,hoje não é mais um terreno anabdonado nem tão pouco uma favela é um bairro comercial muito organizado e muito solidário com seus moradores através de sua associação para resolver todos os problemas da comunidade.moro em roda de fogo a mais de 20 anos e não tenho do que reclamar,sou muito feliz aqui.

  10. ayesia poly disse:

    não sabia que roda de fogo, era tão famosa

  11. GIL disse:

    RODA DE FOGO JA VIROU BAIRRO NOBRE FAZ TEMPO,EU TENHO ORGULHO DE MORAR NESTE BAIRRO

  12. oaks disse:

    Roda De Fogo, GRV, ATS >>>>MALVINA<<<<

  13. Josué Rodrigues Pereira disse:

    Apesar de tanta luta e conquista, não devemos ficar somente no conformismo, temos que correr atrás de mais melhorias para a comunidade com a colaboração dos moradores não sujando tanto as ruas. A Av. Zumbi dos Palmares é intransitável com sujeira e automóveis na via. Roda de Fogo precisa melhorar muito assim como nosso bairro de Dois Irmãos.

  14. Pingback: Quarta Caminhada | Recife Bom Para Viver

  15. Paula Santos disse:

    Hoje, dia 27 de Janeiro de 2016, o bairro Roda de Fogo completa mais um ano de existência, moro lá desde o inicio, presenciei seus altos e baixos. Hoje realmente é um lugar ótimo para se morar, tem tudo que um cidadão precisa, mercadinhos, padarias, escolas, loterica, papelaria, armazéns, diversas lojas com muitas variedades de produtos e preços. Bom… tenho muito orgulho em ver o crescimento do nosso bairro e quero parabenizar a todos os moradores! Foi com muita luta e resistência que conquistamos esses 29 anos de existência, e que venha mais!!! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s